segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Curso de Gestão Ambiental da ESALQ é 5 estrelas segundo o Guia do Estudante

O nosso curso recebeu cinco estrelas na avaliação do Guia do Estudante da Abril.

Abaixo vão alguns textos do artigo no site da ESALQ (www.esalq.usp.br)

"Periodicamente informando dados gerais sobre seus seis cursos ao GE, nesta 17ª edição, que apontou 440 centros de excelência, obtiveram classificação 4 estrelas (muito bom) - Engenharia Florestal, Ciências Econômicas, Ciências dos Alimentos e Ciências Biológicas, e 5 estrelas (excelente) - Engenharia Agronômica e Gestão Ambiental. Esses selos de qualidade como melhores instituições de ensino superior obtidos pela USP/ESALQ, já constam da publicação GE Melhores Universidades 2008. [...]

A avaliação é realizada por consultores com currículos cadastrados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que fazem parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), conforme portaria MEC nº 1.751, de 27/10/2006.[...]

Gestão Ambiental - o principal objetivo do curso é propiciar uma formação humanística e sistêmica que habilite o profissional formado a compreender o meio natural, social, político, econômico e cultural no qual está inserido, e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente. O curso oferece grandes desafios e oportunidades para aqueles que pretendem envolver-se profissionalmente com o desenvolvimento sustentável das atividades humanas. Sua formação procura integrar sistemas, perceber os componentes que são dinâmicos, questionar disfunções e reverter processos de produção insustentáveis. Esse profissional atuará na administração, gestão e desenvolvimento de organizações, projetos e atividades responsáveis do ponto de vista social e ambiental. Sua atuação contribuirá para melhorar e manter a integridade dos sistemas ecológicos dos quais dependem a vida e a produção.Demóstenes Ferreira da Silva Filho, coordenador do curso de Gestão Ambiental, também atribui a classificação 5 estrelas devido ao esforço da instituição que, além de disponibilizar uma infra-estrutura invejável para o ensino-aprendizagem, cria oportunidades de estágio e de envolvimento com grupos de pesquisa e extensão.Segundo o coordenador, o atual projeto político-pedagógico possibilita uma matriz curricular com uma sólida formação básica nas diversas áreas envolvidas com as questões de administração do ambiente. “Além disso, o curso noturno dispensa mais tempo para o envolvimento em atividades extras e estágios durante o dia que acabam enriquecendo a já sólida formação básica”, conclui Demóstenes. "

2 comentários:

Luiz Carlos Pôrto disse...

No Dia Mundial do Meio Ambiente a Silva Porto Consultoria Ambiental lançou uma BIBLIOTECA DE MEIO AMBIENTE para os profissionais interessados em Gestão Ambiental. É a mais completa biblioteca de meio ambiente online do país, reunindo manuais, relatórios e trabalhos técnicos disponíveis na internet nos seguintes temas:

Amazônia
Aquecimento Global
Automóveis e Meio Ambiente
Coletâneas de Legislação Ambiental
Construções Sustentáveis
Consumidor e Meio Ambiente
Energia Limpa e Eficiência Energética
Gestão Ambiental Avançada
Gestão de Águas
Gestão de Resíduos Sólidos
Poluição do Solo
Relatórios Sobre a Condição Ambiental do Planeta

Os arquivos em PDF podem ser copiados no endereço:

www.silvaporto.com.br/biblioteca.php

Por gentileza, divulgue aos colegas interessados em meio ambiente. É um material técnico de alta qualidade que desejamos chegar ao maior número de profissionais possível.

Anônimo disse...

Caros Colegas...
Precisamos do apoio do Prof. Demostenes para nos ajudar a enfrentar uma questao relacionada ao Curso de Gestao Ambiental na ESALQ. O Prof. Decio Cruciani esta difamando o nosso curso. Já ouvi vários comentarios da parte dele: "O CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL NAO É NADA" quando comparado com outros cursos. Sem falar da maneira pejorativa que ele se dirige ao alunos "Viadinhos da ESALQ" - dito pelos alunos da Agronomia. Tivemos muitos problemas com ele na última disciplina de Hidrologia. Ele só fala de Aquecimento Global de uma maneira muito tendenciosa. Das 15 aulas falou 10 de aquecimento global. Deveriamos convidá-lo para uma discussão junto com o pessoal do INPE e outros para ver se ele tem argumentação. Nas aulas ficou claro que não e depois não encontramos nenhum trabalho dele relacionado sobre o assunto. Ele dá aula com raiva. Enfim, temos que tomar uma atitude quanto ao menosprezo que ele faz ao nosso curso. Já fizemos uma denuncia na ouvidoria da USP e não aconteceu nada. Este Professor não merece o respeito dos alunos da Gestão Ambiental.